Aprenda a realizar um relatório de vendas para o seu comércio!

Descubra como realizar um relatório de vendas para o seu comércio.

Faça um relatório de vendas eficaz para o seu comércio, e descubra quais estratégias de vendas estão te trazendo mais lucro.

Para realizar um relatório de vendas preciso, é necessário reunir informações de todas as áreas que tenham contato com o funil de vendas.

É preciso apurar informações da área que faz prospecções, a qualificação do cliente, que apresenta o produto, mantém o contato contínuo, faz a negociação, o fechamento e a pós-vendas. 

Se você tem um comércio e gostaria de entender mais sobre o assunto, continue conosco. 

Relatório de vendas: passo a passo para fazer o seu

O primeiro passo para fazer o seu relatório de vendas é definir o objetivo, ou os objetivos dessa ação. 

O que você quer entender sobre o seu processo de vendas?

Dessa forma, você poderá iniciar seu relatório com clareza e direção. Ou seja, mapeie as informações, explore seu CRM!

O segundo passo é: capte somente as informações importantes. Os softwares de CRM, hoje em dia, são super avançados, e trazem vários detalhes de cada ação realizada.

Apure bem essas informações, e selecione só aquilo que precisa. Se necessário, faça outro relatório de vendas, separado deste, para ter mais clareza do processo que está avaliando.

O excesso de informação pode te tirar do foco principal. Se atente a isso!

O terceiro passo é criar um padrão para cada tipo de relatório de vendas que você fizer. Assim, fica mais fácil manter uma constância na sua realização. 

Uma maneira eficaz de padronizar seus relatórios é fazer a divisão em grupos. Alguns serão mais flexíveis e outros menos. 

O quarto passo é: avaliar as métricas e metas. Assim, ficará mais fácil compreender se os resultados esperados foram alcançados, ou ficaram muito abaixo do esperado.

Desta forma, dando a oportunidade para você superar, ajustar ou dobrar os resultados.

Métricas, como volume de prospecção, taxa de conversão, número de vendas, ticket médio, faturamento, custo de aquisição de clientes e novos clientes, são essenciais para se observar.

O quinto passo é definir prazos. Agora, é o momento de ajustar os resultados, superá-los ou dobrá-los. E, para isso, é preciso novos prazos. 

O sexto passo é: oriente a equipe de vendas para que tenham seus próprios relatórios. Estimule as pessoas a criarem suas próprias metas e a baterem suas metas.

A visão dos seus colaboradores pode trazer muitos insights para a equipe. O que tem, automaticamente, potencial para aumentar as vendas, otimizar processos, etc.

Martins Alves: trabalhamos com eficiência, responsabilidade e com o uso de tecnologias adequadas para a melhor gestão e controle financeiro do seu comércio

Mais do que aumentar vendas, o relatório de vendas pode trazer diversas melhorias para o processo em si. 

Pode aumentar o engajamento dos funcionários e elevar o nível da sua empresa exponencialmente. Aposte nessa ferramenta e continue realizando ações precisas até alcançar seus objetivos.

A última dica, que envolve todos os processos anteriores, é contar com o auxílio de quem entende e é especialista no assunto. Conte com a Martins Alves!

Nossa equipe é formada por profissionais altamente qualificados e especializados em gestão e controle de vendas. Eles te ajudarão a montar o melhor relatório financeiro para o seu comércio, de forma simples, eficiente e responsável. 

Não perca mais tempo e entre em contato conosco agora mesmo por um dos nossos canais de atendimento.

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