Como ter controle de mercadorias em um comércio?

Como ter controle de mercadorias em um comércio?

 em Contabilidade para comércio, Gestão de negócio

Confira dicas para um controle de mercadorias eficiente e preciso para o seu comércio!

Entenda como ter um bom controle de mercadorias em seu comércio

O comércio dos mais diversos produtos é algo essencial em nossa sociedade, sendo esse um segmento muito escolhido para abrir o próprio negócio.

Entretanto, ainda que sempre exista demanda para ser atendida, consolidar um comércio no mercado, destacar-se da concorrência e conquistar uma boa carteira de clientes não é algo simples…

Nesse cenário, é essencial prezar por cada detalhe que impacta no funcionamento do negócio, garantindo que o melhor seja oferecido aos clientes e o seu comércio possa crescer.

Pensando nisso, preparamos este artigo para falar sobre a importância do controle de mercadorias para isso e, também, daremos algumas dicas de como tê-lo em seu comércio.

Controle de mercadorias – por que é importante?

Em qualquer negócio, ter controle sobre todos os aspectos existentes é importante, visto que impacta na gestão como um todo.

Sendo assim, quando falamos do controle de mercadorias de um comércio, trata-se de acompanhar e gerir adequadamente a solicitação de mercadorias, a gestão de estoque delas e a saída por meio das vendas.

Somente com esse controle é possível garantir pontos cruciais para o desenvolvimento do negócio, como:

  • Evitar mercadorias paradas no estoque; 
  • Evitar custos excessivos; 
  • Garantir que as mercadorias atendam à demanda; 
  • Extração de relatórios importantes para tomadas de decisões; entre outros.

Em síntese, o controle de mercadorias permite que as mercadorias no estoque estejam condizentes com a demanda que seu comércio possui, evitando custos excessivos com estoque ou até mesmo a insatisfação dos clientes por buscarem por uma mercadoria indisponível, fazendo com que procurem pela concorrência.

3 dicas para um controle de mercadorias eficiente

Tendo evidente a importância de prezar pelo controle de mercadorias, vamos apresentar algumas dicas para garantir esse controle. 

Tenha um sistema de controle

Ter um sistema de controle é um aspecto muito importante para conseguir acompanhar toda a movimentação de mercadorias do seu comércio.

Você pode estruturar um sistema de controle por meio de planilhas do Google ou Excel, por exemplo, bem como pode contar com um sistema voltado para comércio que tenha funcionalidades que atendam a essa necessidade.

Registre todas as entradas e saídas 

A única forma de ter um efetivo controle de mercadorias é registrando cada uma das entradas e saídas que ocorrem em seu comércio. 

Para que esse registro seja efetivo, é importante constar informações sobre as mercadorias, como:

  • Dia da entrada; 
  • Dia da saída; 
  • Qual o tipo de mercadoria; 
  • Código da mercadoria (caso você utilize esse tipo de controle);
  • Data de vencimento (se tiver); entre outros.

Utilize os dados de forma estratégica

O controle de mercadorias irá viabilizar uma série de dados importantes (principalmente sobre o estoque do seu comércio). 

Diante disso, é importante reunir esses dados em relatórios para que esses, então, sejam utilizados de forma estratégica nas tomadas de decisões.

Conte com quem pode te auxiliar!

Para manter todo aspecto do seu comércio em ordem, não só em relação ao controle de mercadorias, mas no que diz respeito ao cumprimento de obrigações fiscais, questões financeiras e tributárias, contar com quem pode te auxiliar é fundamental.

Nesse sentido, você pode contar conosco, da Martins Alves! Nossa equipe especializada em contabilidade para comércio está completamente preparada para te auxiliar. 

Basta nos contatar agora mesmo!

QUERO ENTRAR EM CONTATO!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Martins Alves Contabilidade.

Buscamos atualizações contínuas para estar à frente daquilo que é tendência no mercado contábil nas mais diversas áreas contábeis.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

Estamos te esperando!
PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Recomendado só para você
Descubra como funciona a tributação monofásica para comércio Entenda de…
Cresta Posts Box by CP
Descubra Como Funciona A Tributacao Monofasica Para Comercio Post - Martins Alves