Direito trabalhista: compreendendo as mudanças

Direito trabalhista: entenda como estar em dia com ele

Quando se pensa em direito trabalhista é importante estar atento em todas as mudanças que estão acontecendo nesses últimos anos, para que a sua empresa não tenha problemas na justiça do trabalho. Leia nosso artigo com bastante atenção. 

Quando pensamos no direito trabalhista é importante ter em vista que nos últimos tempos ocorreram muitas mudanças. 

Nesse sentido, a reforma trabalhista teve o propósito de mudar algumas coisas ao que tange o contratado e o contratante.

Ou seja, a maneira de contratar e se relacionar mudou bastante.

Sendo assim, é muito importante que você esteja atento a essas novas maneiras de lidar com o colaborador, isso porque, caso você não se atente, pode ter problemas futuramente. 

Portanto, se você não quer enfrentar a justiça e, consequentemente, ter problemas financeiros por causa disso, fique com a gente até o final deste artigo para entender as mudanças. 

Direito trabalhista: fique atento às mudanças para evitar prejuízos financeiros 

A reforma trabalhista está intrinsecamente relacionada com o direito trabalhista, isso porque as mudanças que ocorreram deram nova forma à CLT.

Ou seja, agora essa questão tem novas regras que precisam ser seguidas. Então vale destacar os pontos onde foram alterados.

  • formas de contratação;
  • jornada de trabalho;
  • descanso; 
  • férias;
  • contribuição sindical dos empregados; 
  • banco de horas;
  • negociações;
  • demissão;
  • home office, entre outros. 

Nesse sentido, isso mostra que muitas questões foram alteradas e estar atento a isso é importante para evitar que a sua empresa sofra algum processo judicial trabalhista.

Em cada um desses direitos citados houve mudanças que estão relacionadas à questão do direito trabalhista.

Direito trabalhista: honre os vínculos empregatícios e se previna de prejuízos financeiros

Honrar os vínculos que são estabelecidos é muito importante para prevenir futuros prejuízos financeiros, caso sofra algum processo.

Nesse sentido, é importante se atentar ao direito trabalhista ,e como empresa honrar, o que foi acordado, isso é uma ótima maneira de evitar problemas na justiça e financeiros. 

Além disso, é o direito dos trabalhadores que promove o equilíbrio no relacionamento entre empregadores e empregados.

Dessa forma, quando ambos honram o compromisso, cumprindo a sua parte, tudo ocorre bem e, se em algum momento chegar ao fim o vínculo entre ambos, ninguém será prejudicado.

Martins Alves: com nossa ajuda, fica muito mais fácil garantir a conformidade legal da sua empresa

Estar atento às questões do direito trabalhista é uma forma de seguir as exigências da lei e, ao mesmo tempo, evitar sanções judiciais. 

Essas, por sua vez, resultam em perda de dinheiro, uma vez que é preciso proceder com as indenizações estipuladas em caso de processo. 

Portanto, a melhor opção é contratar um escritório de contabilidade e garantir que as contratações sejam feitas dentro da legalidade. 

Essa é a forma mais segura de evitar prejuízos financeiros e ao mesmo tempo zelar pela reputação da sua empresa diante do público interno e externo. 

Nós, da Martins Alves, temos a expertise necessária para ajudar você nessa tarefa.

Clique no link do WhatsApp presente na sua tela, fale com um de nossos especialistas e entenda como.

Contratar um contador e garantir que as contratações sejam feitas dentro da legalidade!

Deixe um comentário

Recomendado só para você
Controle de caixa é um auxílio essencial na tomada de…
Cresta Posts Box by CP